O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41

Autores

  • Ricardo Rocha Rabelo Universidade Tiradentes
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

Palavras-chave:

Associação voluntária. Escotismo. Prática educativa.

Publicado

2013-04-30

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Edição

Secção

Artigos

Resumo

O Escotismo, prática educativa gestada como associação voluntária, surge no início do século XX paripassu com o processo de renovação pedagógica que se sedimentava na Europa e nos Estados Unidos. Fundamentava-se em princípios baseados na educação pelos sentidos. O presente artigo tem por objeto de estudo as obras acerca do Escotismo em especial aquelas que tratam de sua gênese e do escotismo como método pedagógico de educação extra-escolar. O objetivo é evidenciar o surgimento e o desenvolvimento desta prática pedagógica e analisá-la à luz do movimento das associações voluntárias, disseminadas na Europa e nos Estados Unidos, no final do século XIX. A pesquisa é do tipo bibliográfico e o seu trato é qualitativo. As fontes utilizadas são bibliográficas e apóiam, sobretudo, em textos do fundador do Escotismo, pesquisadores da temática e de militantes do Movimento escoteiro.

Biografia Autor

Ricardo Rocha Rabelo, Universidade Tiradentes

professor preceptor de estagio / CCBS / Educaçao Fisica

Como Citar

Rabelo, R. R., & Barreto, R. A. D. N. (2013). O escotismo como associação voluntária no início do século XX: prática pedagógica extra-escolar. Interfaces Científicas - Educação, 1(3), 33–41. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p33-41