REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Luiz Silva Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.

Publicado

2015-10-19

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Dossiê

Resumo

Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey.

Biografias Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado na area de Educação. Docente do Curso de Pedagogia e Pos Graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Marta Regina Furlan Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Londrina (1999), especialização em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e Vice Coordenadora do Curso de Pós Graduação - Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina, . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, didática e metodologia de ensino, infância e ludicidade, ensino e aprendizagem na teoria histórico-cultural. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Organização do trabalho pedagógico. Ministra disciplinas em cursos de Pós Graduação na área de Educação, Gestão Escolar, Formação de Professores e, atua com ministração de cursos referentes à formação de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio e ensino superior. (Texto informado pelo autor)

Fabio Luiz Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui doutorado em História pela UNESP/Assis (2007), mestrado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2002), graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1997) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1990) e especialização em Filosofia pela UEL. Atualmente é professor da rede pública de ensino (Colégio de Aplicação/UEL) e da Universidade Norte do Paraná. Docente do Mestrado em Ensino da Unopar. Foi docente da Faculdade Pitágoras - Unidade Londrina. Tem experiência como docente no ensino básico e no ensino superior - graduação e pós-graduação.Leciona e/ou lecionou nos seguintes cursos de graduação: História (Ead e presencial), Administração de Empresas, Comunicação Social, Direito, Psicologia e Pedagogia (Ead e presencial). Leciona e/ou lecionou nos cursos de Especialização em História Social e em Gestão e Organização da Escola. Foi coordenador do Curso de Administração da Faculdade Pitágoras em Londrina/PR

Como Citar

Santos, A. R. de J., Oliveira, M. R. F., & Silva, F. L. (2015). REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 47–56. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56

Referências

BRASIL. Decreto n. 19.851, de 11 de Abril de 1931. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacao-1-pe.html).

BRASIL. Repensando as escolas de aplicação. Brasília: MEC, 1993.

BRASIL, Plano Decenal de Educação Para Todos: 1993 A 2003. Cadernos Educação Básica. SERIE Institucional. Volume V. Repensando as Escolas de Aplicação. MEC, 2003.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Colégio de Aplicação e a instituição de uma nova lógica de formação de professores: um estudo histórico no Colégio de Aplicação da Universidade do Brasil. In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação, 6 a 9 de nov. de 2009. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/134_rita_de_cassia_p.pdf. Acesso em: 16 de set. de 2014.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

KINPARA, Minoru Martins. Colégio de aplicação e a prática de ensino. 1997. 187 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000115856>. Acesso em: 18 de set. de 2014.

LEMME, Pachoal. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. In: Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=64806&type=P