A educação profissional no Brasil: os meandros de sua formação e a atuação do estado

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p81-91

Autores

  • Desire Luciane Dominschek Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

História da educação profissional, Estado e políticas, SENAI, formação

Publicado

2014-02-18

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Edição

Secção

Artigos

Resumo

Neste trabalho, nos dedicamos a apresentar alguns elementos necessários para a compreensão e análise da história do ensino profissional no Brasil. Para tanto, apresentamos algumas características concernentes aos trabalhos de caráter manual que eram realizados no país a partir da República, bem como as relações e atuações do Estado na modalidade do ensino técnico e profissional. Para esta análise utilizaremos as bases teóricas dos autores - Mészáros, Cury, Weistein, Cunha, Sanfelice. Nos primórdios do Império, permaneceu a mentalidade conservadora desenvolvida ao longo dos três séculos de duração do período colonial. Tal mentalidade pautava-se em destinar o ensino dos ofícios manuais aos humildes, pobres e desvalidos, continuando, portanto, o processo discriminatório em relação às ocupações antes atribuídas somente aos escravos. A humanidade, durante os primeiros estágios da civilização, considerava a aprendizagem de ofícios como inteiramente dissociada dos processos de educação, encarando-a como simples forma de trabalho, sem nenhuma expressão educativa. A educação de conhecimentos profissionais ainda estava situada fora dos estabelecimentos escolares. Consideremos importante iniciar trazendo neste momento contribuições da historiografia da educação brasileira para a discussão da educação profissional, objetivamos compreender a concepção de ensino destas escolas, a análise se situa no amparo documental de “O Escudo” jornal produzido por alunos das escolas do SENAI.

 

 

 

Biografia Autor

Desire Luciane Dominschek, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) participa do grupo de estudos;História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação,pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição.Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter ,com experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Atuando nos seguintes temas: história das instituições escolares, história do ensino profissional, reflexões sobre a pesquisa e prática pedagógica. Atua na graduação nas áreas de Fundamentos da Educação, Metodologia e prática de Pesquisa,na Pós-graduação junto ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.Pertence as seguintes associações acadêmicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED

Como Citar

Dominschek, D. L. (2014). A educação profissional no Brasil: os meandros de sua formação e a atuação do estado. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 81–91. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p81-91

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