Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101Palavras-chave:
Aluno Contemporâneo, Facebook, ExperiênciaPublicado
2013-09-27
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Constantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática.Como Citar
Gama Neto, E. M. da, Porto, C. de M., Teixeira Júnior, V. A., & Vale, L. C. do. (2013). Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook. Interfaces Científicas - Educação, 2(1), 93–101. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101