O TEATRO DO OPRIMIDO COMO TRANSGRESSÃO: A CONSTRUÇÃO DE NOVAS MASCULINIDADES NO COLETIVO FLOW HOMENS
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p95-108Publicado
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Este artigo resulta de um projeto de intervenção e se insere em um campo de pesquisa mais amplo acerca
da temática de gênero e sexualidade na educação. Com base nisso, apresentamos uma experiência
de utilização do Teatro do Oprimido enquanto uma pedagogia transgressora para a problematização
dos marcadores corporais, afetivos e cognitivos da masculinidade. Por meio da inserção no grupo Flow
Homens, coletivo dedicado à construção de masculinidades alternativas em Aracaju/SE, realizamos um
exercício por meio de jogos teatrais e a criação de uma peça que compôs uma oficina que durou três
dias. A realização desse projeto de intervenção demonstrou a potencialidade do Teatro do Oprimido
a partir de sua característica de exercício corporal, cognitivo e afetivo utilizada enquanto uma estratégia
pedagógica capaz de fazer com que sujeitos repensem, em espaços de educação formal ou informal,
modelos de comportamentos discriminatórios.