A ESCOLA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONHECIMENTO E DE VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p108-122

Autores

  • Eldon Henrique Mühl Universidade de Passo Fundo -RS
  • Elisa Mainardi Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Palavras-Chave, educação, direitos humanos, escola, processo formativo.

Publicado

2022-07-18

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Artigos

Resumo

Resumo: A educação escolar tem sido desafiada a promover formação integral do ser humano, o que requer uma educação para o reconhecimento dos direitos humanos de todos os indivíduos. Para tanto, dois desafios se apresentam à escola: primeiro, desenvolver um repertório de saberes e fazeres que leve a perceber e a compreender a realidade de violação de direitos humanos no contexto que ela atua e no seu próprio interior; segundo, estabelecer um processo pedagógico capaz de mobilizar alunos, professores, administradores, pais e toda a comunidade escolar, a agir na defesa e na promoção dos direitos humanos de todos os indivíduos. O presente texto apresenta, inicialmente, algumas diretrizes sobre a educação em direitos humanos e, na sequência, partindo de alguns registros de discussões pedagógicas com professores envolvidos na elaboração do projeto político pedagógico escolar, analisa algumas concepções teóricas e práticas de professores sobre direitos humanos, destacando as dificuldades de compreensão e a resistência que manifestam acerca do tema. A conclusão aponta para a necessidade do desenvolvimento de um processo formativo que promova, oriente e desenvolva a educação em direitos humanos nas escolas como uma prática cotidiana e com o envolvimento de todos os indivíduos da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo -RS

Doutor em Educação pela Unicamp-SP, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Elisa Mainardi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Ensino em Ciências pela Universidade de Ijuí-RS, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo-RS.

Como Citar

Mühl, E. H., & Mainardi, E. (2022). A ESCOLA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONHECIMENTO E DE VIVÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 108–122. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p108-122

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