FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675

Autores

Palavras-chave:

Família, Escola, Criança, Deficiência

Publicado

2020-12-17

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Artigos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico, do tipo revisão integrativa, com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, cujo objetivo foi identificar e analisar dissertações e teses sobre os temas família, deficiência e escola. A coleta dos dados foi realizada em novembro de 2018 de forma online. O material foi selecionado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir do cruzamento dos termos de busca em todos os campos. Os estudos aqui analisados nos instigaram a problematizar os desafios, contradições, e percepções sobre o tema inclusão escolar e nos permitiram destacar alguns pontos críticos que ainda estão presentes nesse campo que se expressam, por exemplo, na falta comunicação entre as áreas médicas, sociais, psicológicas, pedagógicas e familiares, para que estes saberes se integrem, proporcionando avanços educacionais e de fato uma escola para todos.

Biografia do Autor

Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade Feevale

Docente do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Desenvolve pesquisas sobre temáticas interdisciplinares na interface com Psicologia Social, com ênfase em práticas psicossociais, políticas públicas, práticas de educação em espaços não escolares, modos de subjetivação, pesquisa qualitativa.

Neli Terezinha Costa, Universidade Feevale

Graduação em Bacharel em Psicologia - Universidade Feevale Pós Graduação em " Lato Sensu" Sociopsicodrama - IMED Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale

Anna Regina Grings Barcelos, Universidade Feevale

Graduação em Educação Física - Universidade Feevale Pós graduação em Educação Física para Terceira Idade - Unisinos Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão social - Universidade Feevale

Adriane Cássia Silva Coitinho, Universidade Feevale

Licenciada em Pedagogia; Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale.

Como Citar

Moura, E. P. G. de, Costa, N. T., Barcelos, A. R. G., & Cássia Silva Coitinho, A. (2020). FAMÍLIA E ESCOLA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 661–675. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p661-675

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