ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: sensibilização e sensibilidades por justiça social.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p231-243

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Palavras-chave:

Educação, Arte, Direitos Humanos, Justiça social.

Publicado

2020-05-27

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Resumo

O presente artigo visibiliza as correlações entre Arte e Direito, para pensar uma educação em direitos humanos com sensibilidade. Partindo do cenário atual de policrises (Morin), traz a arte como possibilidade de resgatar percepções de vida digna para contagiar o Direito, colaborando com uma educação em direitos humanos pela práxis. Assumindo a forma metodológica de um ensaio, as reflexões aqui organizadas dão sentido hermenêutico ao direito pela força retórica da palavra cantada e da imagem, comprometendo-o com uma perspectiva de justiça social que não é abstrata ou formal, mas que empodera e vem da arte, como experiência de percepção e elaboração do mundo.

Biografia do Autor

Carla Jeane Hefemsteller Coelho, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação (UFBA, 2011), com formação em filosofia, é professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. E-mail: ccfilos2@yahoo.com.br.

Hannah Silva Linhares, Universidade Tiradentes

Bacharel em Direito, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes. E-mail: hannah-linhares@outlook.com

Gabriela Maia Reboucas, Universidade Tiradentes

Doutora em Direito (UFPE,2010), com estágio pós-doutoral (CAPES 2015/2016) no Centro de Estudos Sociais (UC/PT). É professora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes e do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas públicas UNIT/AL). E-mail: gabriela_maia@unit.br

Como Citar

Coelho, C. J. H., Linhares, H. S., & Reboucas, G. M. (2020). ARTE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: sensibilização e sensibilidades por justiça social. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 231–243. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p231-243

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