ENTRE NUDES, ACONTECIMENTOS E PERFORMATIZAÇÕES: NORMATIZAÇÕES/DESLOCAMENTOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p175-188

Autores

  • Paulo Melgaço da Silva Júnior Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ
  • Leandro Teofilo de Brito Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Dispositivos móveis. Gênero. Sexualidade. Escola. Educação.

Publicado

2020-04-23

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O compartilhamento de nudes por dispositivos móveis entre estudantes de uma escola da rede municipal de Duque de Caxias desestabilizou o cotidiano da instituição de ensino. Tal fato, ocorrido em 2016, impulsionou a escola à realização de um projeto que discutisse questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas cotidianas. Deste modo, realizamos pesquisa participante no espaço da escola, fazendo uso de observações, entrevistas com sujeitos da comunidade escolar e análises de documentos, para investigar a condução do projeto no que diz respeito a problematização destas questões. Mobilizamos como teorizações a noção foucaultiana de acontecimento e os estudos de gênero localizados nas perspectivas pós-estruturalistas pelos trabalhos de Judith Butler, Guacira Louro, Richard Miskolci, Paul B. Preciado, entre outros/as. O acontecimento do nudes provocou importantes deslocamentos no cotidiano escolar da instituição, repensando e problematizando verdades em relação a questões de gênero e sexualidade ao colocar em xeque as relações de poder que produzem efeitos de realidade sobre os corpos.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Júnior, Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ

Pós-doutor e Doutor em Educação (PPGE-UFRJ); Docente da Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II

Pós-doutorando e Doutor em Educação (ProPEd-UERJ); Docente do Colégio Pedro II

Como Citar

Silva Júnior, P. M. da, & Brito, L. T. de. (2020). ENTRE NUDES, ACONTECIMENTOS E PERFORMATIZAÇÕES: NORMATIZAÇÕES/DESLOCAMENTOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 175–188. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p175-188

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