ENTRE NUDES, ACONTECIMENTOS E PERFORMATIZAÇÕES: NORMATIZAÇÕES/DESLOCAMENTOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p175-188

Autors/ores

  • Paulo Melgaço da Silva Júnior Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ
  • Leandro Teofilo de Brito Colégio Pedro II

Paraules clau:

Dispositivos móveis. Gênero. Sexualidade. Escola. Educação.

Publicades

2020-04-23

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Resum

O compartilhamento de nudes por dispositivos móveis entre estudantes de uma escola da rede municipal de Duque de Caxias desestabilizou o cotidiano da instituição de ensino. Tal fato, ocorrido em 2016, impulsionou a escola à realização de um projeto que discutisse questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas cotidianas. Deste modo, realizamos pesquisa participante no espaço da escola, fazendo uso de observações, entrevistas com sujeitos da comunidade escolar e análises de documentos, para investigar a condução do projeto no que diz respeito a problematização destas questões. Mobilizamos como teorizações a noção foucaultiana de acontecimento e os estudos de gênero localizados nas perspectivas pós-estruturalistas pelos trabalhos de Judith Butler, Guacira Louro, Richard Miskolci, Paul B. Preciado, entre outros/as. O acontecimento do nudes provocou importantes deslocamentos no cotidiano escolar da instituição, repensando e problematizando verdades em relação a questões de gênero e sexualidade ao colocar em xeque as relações de poder que produzem efeitos de realidade sobre os corpos.

Biografies de l'autor/a

Paulo Melgaço da Silva Júnior, Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ

Pós-doutor e Doutor em Educação (PPGE-UFRJ); Docente da Rede Municipal de Duque de Caxias - RJ

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II

Pós-doutorando e Doutor em Educação (ProPEd-UERJ); Docente do Colégio Pedro II

Com citar

Silva Júnior, P. M. da, & Brito, L. T. de. (2020). ENTRE NUDES, ACONTECIMENTOS E PERFORMATIZAÇÕES: NORMATIZAÇÕES/DESLOCAMENTOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 175–188. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p175-188

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