ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p155-168

Autores

  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes
  • Emerson dos Santos LIma Unit

Palavras-chave:

Cursos Profissionalizantes. Educação a Distância. Formação Técnica. Leis.

Publicado

2019-06-26

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da educação a distância na formação técnica profissionalizante, e pretende, especificamente, traçar o caminho do ensino técnico profissionalizante, abordando fatos, desde as primeiras leis até chegar na educação a distância, e apresentar dados que comprovam as contribuições da EAD para o ensino técnico profissionalizante. Para tanto, foi feita uma busca em bibliografias pertinentes, que o classifica como resultado de uma pesquisa bibliográfica; além de consultas em leis e decretos que abordam sobre a temática aqui abordada, dando a este artigo o viés da pesquisa documental. Com base nos dados coletados, através dos documentos e bibliografias consulados, conclui-se que a educação a distância tornou-se grande aliada no processo de formação técnica dos estudantes brasileiros e altamente relevante para o avanço dos cursos técnicos profissionalizantes, visto que cresce a oferta e a procura por cursos nesta modalidade.

Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pegagoga, Mestre em Educação, Doutorado em Educação. Área de Concentração: Educação e Tecnologia, Educação a Distância, Formação Docente.

Como Citar

Nunes, A. K. F., & LIma, E. dos S. (2019). ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 155–168. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p155-168

Referências

REFERÊNCIAS

ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014. FGV Online, Curitiba: Ibpex, 2017.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Parecer 16, de 5 de outubro de 1999. Disponível em Acesso em: 15 Ago.. 2018.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www2.camara.leg. br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.p df> Acesso em: 31 Jul. 2018.

BRASIL, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L56 92.htm> Acesso em: 25 Jul. 2018.

BRASIL, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/ leis/L9394.htm> Acesso em 18 Ago. 2018.

BRASIL, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/_ ato2004-2006 /2004/decreto/d5154.htm> Acesso em: 15 Ago. 2018.

BRASIL, Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/de creto/D2208.htm> Acesso em: 26 Ago. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Mapa da Educação Profissional e Tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. – Brasília, DF. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/ind ex.php?option=com_docman&view=download&alias=36781-a-contribuicao-pronatec-expansao-educacao-profi-brasileira-pdf&ltemid=30192> Acesso em: 1 Set. 2018.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. Disponível em Acesso em: 28 Ago. 2018.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação e qualificação profissional: 2014. Coordenação de Trabalho e Rendimento, Rio de Janeiro, IBGE, 2017. Disponível em < https://bibliot eca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100061.pdf> Acesso em: 1 Set. 2018.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: Da legislação ao pedagógico. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MIMESSE, Eliane. O Ensino profissional obrigatório de 2º grau nas décadas de 70 e 80 e as aulas dos professores de história. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.26, p105–113, jun. 2007. Disponível em <http://www.histedbr.fe.unicam p.br/revista/edicoes/26/art06_26.pdf> Acesso em: 20 Ago. 2018.

MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; RAMOS, Marise Nogueira. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base, Brasília, 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/ setec/arquivos/pdf/documento_ base.pdf> Acesso em: 1 Ago. 2018.