PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p106-118

Autores

  • Júlia Graciela de Souza Universidade Regional de Blumenau
  • Mariana Lopes Junqueira Universidade Regional de Blumenau
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino Superior. Estágio de Docência.

Publicado

2021-04-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O Estágio de Docência (ED) no Ensino Superior (ES) configura-se como um processo de formação docente em programas de pós-graduação. Essa pesquisa tem por objetivo analisar percepções em relação ao ED atribuídas pelos mestrandos de um Programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, de uma Universidade de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de teor e documental (CELLARD, 2012) em que foram analisados 15 relatórios dos estagiários docentes nos anos de 2015 e 2016. Os relatos apontam percepções positivas sobre a experiência de docência no ES vivenciados durante o ED, no qual proporcionou, o desenvolvimento de atividades inerentes a profissão, destacando a importância da prática orientada por um professor experiente. Não foram encontradas críticas a proposta de ED. Entretanto, desse faz necessário novos estudos a fim de identificar possíveis dificuldades e elucidar proposições para qualificar o ED e a formação docente para o ES.

Biografia do Autor

Júlia Graciela de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Nutrição pela FAMEBLU (2013). Bolsista FAPESC.

Mariana Lopes Junqueira, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui Especialização em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012). Graduada em Artes com Licenciatura em Música pela FURB (2006). Bolsista CAPES..

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior-GEPES. Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140, 89030-903 - Blumenau - SC. Fone: (47) 3321-0534

Como Citar

Souza, J. G. de, Junqueira, M. L., & Heinzle, M. R. S. (2021). PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 106–118. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p106-118