INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p244-256

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Palavras-chave:

Educação. Justiniano de Mello e Silva. Métodos de ensino. Século XIX.

Publicado

2020-05-27

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Resumo

No trabalho em questão buscamos apontar o olhar do professor sergipano Justiniano de Mello e Silva sobre os métodos de ensino disseminados no Brasil nos oitocentos com base em seus textos publicados no jornal Sete de Março entre os anos 1889 e 1890. Com a pesquisa constatamos que os métodos de ensino foram escolhidos e remodelados de acordo com as necessidades do país. Como integrante do âmbito educacional, Justiniano de Mello e Silva expôs suas convicções ao ver as transformações ocorridas e os impactos que estas implicavam no processo de ensino.

Biografia do Autor

Bárbara da Silva Santos, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED-Unit; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS; membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste GPHEN. E-mail: ss.barbarasilva@gmail.com

Cristiano Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- PPED -Unit. Coordenador do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste – GPHEN. E-mail: cristiano_jesus@unit.br

Anderson Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestre em Educação e licenciado em História pela Universidade Tiradentes – Unit. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste – GPHEN. E-mail: andersonii@hotmail.com

Como Citar

da Silva Santos, B., Jesus Ferronato, C., & Santos, A. (2020). INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 244–256. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p244-256

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