As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p87-96

Autores

  • Martha Raíssa Iane Santana Silva

Palavras-chave:

Aritmética. Formação de professores. Prática de ensino

Publicado

2015-02-28

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Seção

Dossiê

Resumo

No presente trabalho analisamos as orientações contidas nos relatórios das delegacias regionais de ensino, para o ensino de matemática. Tais relatórios foram produzidos em tempos nos quais o modelo de escola paulista se organizou e se comprometeu em dar visibilidade às práticas que deveriam constituir referência para as demais escolas do país, possibilitando, assim, a imitabilidade, ao mesmo tempo que produziam mecanismos que garantissem a vigilância dessas práticas, e de todos os aspectos que deveriam compor a escola ideal. As análises empreendidas referem-se a questões de metodologia, concepção de ensino e de formação de professores, observa-se uma centralidade concedida à matéria de Aritmética, e a existência de mecanismos acionados para o enfrentamento de problemas pela crescente reprovação nessa matéria, condicionando, assim, a organização de currículos, concepção de ensino, exames, etc.

Biografia do Autor

Martha Raíssa Iane Santana Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo.

Como Citar

Silva, M. R. I. S. (2015). As orientações para o ensino de matemática nos Relatórios das Delegacias Regionais de São Paulo, período de 1930 a 1940. Interfaces Científicas - Educação, 3(2), 87–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p87-96

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