O METHODO ANALYTICO INTUITIVO NA ESCOLA PRIMARIA ESPIRITO-SANTENSE E O DISCURSO DE CARLOS ALBERTO GOMES CARDIM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p33-42

Autores

  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Pós-Doutor, Licenciado em Matemática. Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus/Espírito Santo/Brasil

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Grupo Escolar. Gomes Cardim. Ensino Primário.

Publicado

2015-02-28

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Trata de uma pesquisa histórico-documental, de cunho qualitativo. Objetiva identificar nos textos de leis e decretos os discursos inseridos na reforma da instrução publica capixaba, organizada pelo professor Carlos Alberto Gomes Cardim, a convite de Jerônymo de Souza Monteiro, Presidente do Estado do Espírito Santo de 1908 a 1912. Identifica a importação dos ideais da reforma educacional promovida no Estado de São Paulo, logo após a Proclamação da República. Considera as providências, tomadas por meio de uma série de Decretos, que o legitimariam agir sob os discursos da pedagogia moderna, sobretudo, com relação à formação dos professores primários, modificando programas de treinamento e metodologia de ensino. Conclui que a partir do methodo analytico e do processo intuitivo, inicialmente, utilizados para a leitura e escrita, desenvolveram-se as matérias que compunham o ensino das escolas primárias, dentre elas, Aritmethica, Geometria e Desenho.

Como Citar

Siqueira Filho, M. G. (2015). O METHODO ANALYTICO INTUITIVO NA ESCOLA PRIMARIA ESPIRITO-SANTENSE E O DISCURSO DE CARLOS ALBERTO GOMES CARDIM. Interfaces Científicas - Educação, 3(2), 33–42. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p33-42

Referências

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