A LÍNGUA ESPANHOLA NA FORMAÇÃO COMERCIAL NO BRASIL (1905-1931)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p51-60

Autores

  • Anselmo Guimarães Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino da língua espanhola. Ensino comercial. Instrução pública

Publicado

2016-06-05

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este trabalho investigou o processo de institucionalização do ensino da língua espanhola no ensino comercial superior brasileiro, por meio da análise da legislação educacional, bem como de relatórios e outros textos publicados em jornais, no período de 1905 a 1931. O recorte foi escolhido tendo em vista duas normas legais. Inicialmente, o Decreto nº 1.339 de 9 de janeiro de 1905, por meio do qual a língua espanhola entra pela primeira vez nos currículos formais brasileiros. Para término, o Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931, que organizou o ensino comercial e suprimiu o ensino da língua espanhola dos seus currículos. Este trabalho fez uma aproximação das finalidades da implantação institucional do ensino da língua espanhola no ensino comercial no Brasil e suas configurações pedagógicas e culturais.

Biografia do Autor

Anselmo Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe

Como Citar

Guimarães, A. (2016). A LÍNGUA ESPANHOLA NA FORMAÇÃO COMERCIAL NO BRASIL (1905-1931). Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 51–60. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p51-60

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