Cine Social e Interculturalidad: una propuesta didáctica

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p131-142

Autores

  • María Rocío Cobo Piñero Umiversidad de Sevilla Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Cinema, Curta-metragem, Análise intercultural, Sexismo, Imigração

Publicado

2014-07-15

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O presente artigo expõe as possibilidades didáticas do cinema desde um ponto de vista  que promove o enfoque intercultural, e centra-se no uso de curtas-metragens de tema social nos cursos de língua e cultura. A primeira parte do estudo, apresenta brevemente as distintas correntes teóricas relacionadas com o suporte visual na aula de espanhol para estrangeiros e evidencia a carência de uma análise intercultural do meio fílmico. A segunda parte, está composta pela didatização de dois curtas-metragens espanhóis do ano 2005, premiados e de bastante prestigio: Nana e Éramos Pocos. As atividades que propomos pretendem desenvolver a competência intercultural assim como a mirada crítica do alunado diante duas realidades sociais: o sexismo e a imigração.

Biografia do Autor

María Rocío Cobo Piñero, Umiversidad de Sevilla Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Letras pela Universidad de Sevilla, Espanha (Literatura em Língua Inglesa) em cotutela com a Universidade Federal do Espírito Santo (Estudos Literários). Possui mestrados em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha (2010) e em Estudos Americanos pela University of Pennsylvania, EUA (2001). É licenciada em Filologia (Letras / Inglês) pela Universidad de Sevilla (1999). Desenvolve pesquisas nas áreas de gênero, migrações, afrodescendência, música, cinema, interculturalidade e didática.

Como Citar

Cobo Piñero, M. R. (2014). Cine Social e Interculturalidad: una propuesta didáctica. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 131–142. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p131-142