A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Sociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.

Publicado

2014-07-15

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Artigos

Resumo

O objetivo do texto é discutir a perspectiva da sociedade pedagógica como um marco reflexivo para entendimento da dimensão educativa presente nas relações sociais contemporâneas. As instituições e grupos sociais tem empreendido, nas últimas décadas, uma política cultural de socialização e uso dos saberes em prol de interesses políticos, econômicos e tecnológicos. As demandas associadas a tal empreendimento incidem na realização de práticas formativas em tempos e espaços distintos do cenário escolar, configurando novas possibilidades de ensinar e aprender a partir de dispositivos plurais. Partindo desse pressuposto, são desencadeadas reflexões sobre a promoção da educabilidade humana através de múltiplas formas e sobre os contextos de educação não-escolar como campo de práticas pedagógicas. Ressalta-se a necessidade de que a Pedagogia Social imprima sentido pedagógico nos processos educativos na contemporaneidade, a fim de potencializar efeitos formativos que concorram à inclusão social e ao desenvolvimento humano, cultural e econômico da sociedade.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutorando em Educação.

Como Citar

Severo, J. L. R. de L. (2014). A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 143–158. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158

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