RESPONSABILIDADE COEDUCATIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES IGUALITÁRIAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p53-67

Autores

  • Maria José Alvarez-Barrio Facultad de Formación de Profesorado y Educación UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID
  • Ana Pérez-Curiel Universidad Nebrija
  • María Teresa Calle Molina Universidad Autónoma de Madrid
  • Esther Epesteguía Lanseros Universidad Nebrija

Publicado

2025-03-14

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Edição

Seção

Artigos Temáticos Internacionais - Educación y Género

Resumo

Falar de educação e gênero, enfatizando o papel da figura da menina e da mulher na construção pedagógica das futuras sociedades, aparentemente poderia parecer simples, pois a carreira de Magistério esteve vinculada à figura feminina durante a história, mas se fixarmos a atenção na atividade física, no Esporte e, concretamente, na educação física, observamos que tem sido um terreno desempenhado em grande medida pelos homens. O objetivo deste artigo é oferecer uma dissertação realizada por professoras da área de Educação física, em torno da terminologia relacionada aos estudos de gênero com uma perspectiva feminista, que nos permita oferecer uma visão um pouco mais clara de quais podem ser os motivos pelos quais na atualidade e, depois de muitos anos de luta pela igualdade, ainda não se conseguiu. Ofereceremos uma visão esclarecedora dos pontos a serem atendidos desde a revisão teórica através da literatura científica sobre o centro de interesse, até a prática nas salas de aula de educação física, para conscientizar o setor educacional, sobre a importância de mudar a perspectiva nas ações básicas de coeducação nesta área de conhecimento.

Biografia do Autor

Maria José Alvarez-Barrio, Facultad de Formación de Profesorado y Educación UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID

Doutora em Atividade Física e Ciências do esporte.

Diploma em GBS (pré-escola) em 1992 e Licenciatura em Educação Física em 1996. Diploma de Estudos Avançados através do Programa de Doutorado: desenvolvimento psicológico e Aprendizagem Escolar. Departamento de psicologia evolutiva e Educação, em 2001. Entre 1989 e 1998, realizou cursos de formação como Monitor e treinadora em diversas federações (basquete, natação e aeróbica), além de inúmeros cursos de formação em áreas relacionadas à expressão corporal (Dança De Salão, Dança Internacional, Ciclismo Indoor, aeróbica, Fitness, etc.). Participação em inúmeros simpósios, conferências e Congressos de Educação Física de caráter nacional e internacional.

Professor de expressão corporal nos estudos correspondentes ao diploma de Educação Física e ao bacharelado em CCAFD (atualmente em licenciatura) na Faculdade de formação e educação de professores desde 1999.Participação como palestrante em inúmeros cursos de formação de professores e egressos em Educação Física. Publicações e pesquisas sobre o tema expressão corporal, saúde, atividade física e educação.

Ana Pérez-Curiel, Universidad Nebrija

Directora del Grado en Ciencias de la Actividad Física y el deporte de la Facultad de Ciencias de la vida y de la naturaleza de la Universidad Nebrija. Licenciada en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte y Diplomada en Magisterio. Doctora en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Madrid. España. E-mail: aperezcu@nebrija.es ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2710-6422

María Teresa Calle Molina, Universidad Autónoma de Madrid

Profesora Contratada Doctor. Facultad de Formación de Profesorado y Educación. Universidad Autónoma de Madrid. Licenciada en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte y Diplomada en Magisterio. Doctora en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Madrid. España. E-mail: mariat.calle@uam.es ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7877-8283

Esther Epesteguía Lanseros, Universidad Nebrija

Profesora de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte en la Facultad de Ciencias de la vida y de la naturaleza de la Universidad Nebrija. Licenciada en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte y Diplomada en Magisterio. Madrid. España. E-mail: eapesteguia@nebrija.es ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8413-0895

Como Citar

Alvarez-Barrio, M. J., Pérez-Curiel, A., Calle Molina, M. T., & Epesteguía Lanseros, E. (2025). RESPONSABILIDADE COEDUCATIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES IGUALITÁRIAS. Interfaces Científicas - Educação, 12(3), 53–67. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n3p53-67