AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109

Autores

  • Graça Regina Armond Matias Ferreira Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Lorena Andrade Matias Colégio Bom Pastor

Palavras-chave:

Cibercultura, Letramento científico, Metodologias Ativas, Skype .

Publicado

2020-11-16

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Resumo

Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

Graça Regina Armond Matias Ferreira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professora de Biologia do Programa EMITec/SEC/BA. Licenciado em Ciências Biológicas (UCSAL). Especialista em Tecnologias Educacionais (PUC-RJ). MBA em Gestão Ambiental (FACCEBA). Especialista em Mídias Educacionais (UESC). Mestre em Engenharia Ambiental e Urbana (UFBA) e Doutoranda em História, Filosofia e Ensino de Ciências – (UFBA). Integrante do grupo de estudo RIZOMA (UEFS/UFBA). E-mail: ginamatias@gmail.com.

Lorena Andrade Matias, Colégio Bom Pastor

Licenciada em Pedagogia (UNIRIO). Especialista em Gestão da Educação Básica (UERJ). Professora da Escola Gênesis, Bahia atuando como coordenadora de projetos baseados na metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em uma Sala Maker e Professora particular, atuando na alfabetização e acompanhamento pedagógico individualizado. E-mail: lorenamatias1210@gmail.com

Como Citar

Ferreira, G. R. A. M., & Matias, L. A. (2020). AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 10(2), 95–109. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109

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