ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62

Autores/as

  • Rosângela Luz Matos PPG GESTEC
  • Raquel Maciel Paulo dos Anjos Secretaria de Educação do Município de Lauro de Freitas Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) Universidade do Estado da Bahia (UNEB

Palabras clave:

Ensino Fundamental, Docência, Filosofia, Ateliê, Artes.

Publicado

2021-04-28

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Resumen

Este artigo apresenta práticas de uma pesquisa em educação desenvolvida entre julho e dezembro de 2019 que se moveu no sentido de pensar a docência em Filosofia e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) em uma escola pública do município de Lauro de Freitas, Bahia. A justificativa toma por referência a necessidade de propor rotas de fuga e resistência para a crise na educação pública no atual cenário de implantação da BNCC que trouxe para o currículo do EF da rede de ensino de Lauro de Freitas riscos, entre eles o de desregulamentação da disciplina e, por conseguinte, da docência em Filosofia, tanto no concerne a oferta, quanto na possibilidade de esta ver-se submetida ao conteúdo de ensino religioso. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa e por procedimento adotou-se a criação de um Ateliê de Filosofia e Artes na escola. Participaram da experiência 37 estudantes dos anos finais do EF, com idade entre 11 e 16 anos, por livre adesão e mediante inscrição online em um formulário alojado no Google Drive. A criação do ateliê seguiu o conceito de experiência proposto por Larrosa (2008) o qual exigiu, dos atos de ensinar e conhecer, implicação de professor e estudantes. Como resultado, observamos que o Ateliê funcionou como plataforma de experiências diversas daquelas vividas na rotina escolar, afirmando o valor da Filosofia na educação básica para a produção de sentidos e usos novos para a educação escolar.

Biografía del autor/a

Rosângela Luz Matos, PPG GESTEC

Profa. Permanente stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) Universidade do Estado da Bahia (UNEB Doutora em Sociologia - UFC Mestre Psicologia Social e Institucional - UFRGS Psicóloga PUC RS

Raquel Maciel Paulo dos Anjos, Secretaria de Educação do Município de Lauro de Freitas Programa de Pós-graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) Universidade do Estado da Bahia (UNEB

Licenciada em Filosofia - UFBA

Cómo citar

Matos, R. L., & Anjos, R. M. P. dos. (2021). ATELIÊ DE FILOSOFIA NA ESCOLA PÚBLICA: ROTAS DE FUGA E RESISTÊNCIA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 47–62. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p47-62

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