EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AUTORIZAÇAO EM CONTEXTO DE REGULAÇÃO SOCIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p428-440

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Cidadania. Diário de Pesquisa. Autorização.

Publicado

2023-12-02

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Resumen

Este artigo decorre de pesquisa bibliográfica e diálogos gerados no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC-UERN). Tem como objetivo refletir em torno às noções de autorização e autor-cidadão a partir de uma epistemologia fundada na multirreferencialidade. Destaca-se a potencialidade dessas noções para pensar a situação do sujeito moderno diante do cenário institucional regulatório já diagnosticado pela crítica social. Todavia, o trabalho sugere que o sujeito não se limita a um ser nulo e que o exercício da escrita política de si constitui potência pedagógica autopoiética para a auto-afirmação do autor-cidadão. Palavras chaves: Educação. Cidadania. Diário de pesquisa. Autorização

Biografía del autor/a

HELIO FERNANDES VIANA, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor substituto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação (FE-POSEDUC-UERN). Licenciado em Filosofia.

MAYRA FERNANDES RIBEIRO, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação. Email:mayra.rfr@gmail.com

Cómo citar

VIANA, H. F., & RIBEIRO, M. F. (2023). EDUCAÇÃO, CIDADANIA E AUTORIZAÇAO EM CONTEXTO DE REGULAÇÃO SOCIAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 428–440. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p428-440

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