POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais. Accountability em educação. Avaliações externas. Educação Básica.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

O presente estudo visa tecer apontamentos sobre a política de accountability e os impactos no ambiente escolar docente. Nesse sentido, pensar e repensar o processo de formulação de políticas públicas significa, hoje, um grande desafio frente a atual conjuntura educacional do país. Para a elaboração da pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa alicerçada nas bases da pesquisa documental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze professores em quatro escolas do município de Santa Maria/RS. Os resultados obtidos nas avaliações externas reverberam na prática docente e nas escolas, as quais pressionadas por uma prestação de contas e a obtenção por bons resultados, buscam alternativas e estratégias para reverter números não desejáveis dentro das exigências da lógica da performatividade competitiva.

Biografia do Autor

Micheli Bordoli Amestoy, UFSM

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFSM). Mestra e Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Atualmente é Pós-Doutoranda do Programa Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS/UFSM). Colaboradora no Grupo de Pesquisa IDEIA - Educação em Ciências/ UFSM.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, UFSM

Doutor em Educação (FEUSP), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP), bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador do Grupo de Pesquisa IDEIA - Educação em Ciências/ UFSM.

Como Citar

Amestoy, M. B., & Tolentino-Neto, L. C. B. de. (2020). POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E OS IMPACTOS NA VIDA DO PROFESSOR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 512–525. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p512-525

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