GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63

Autores

Palavras-chave:

Gêneros textuais digitais, Transmidiação, Narrativa transmídia, Produção textual

Publicado

2022-06-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Linha de pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação; Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) / Linha de pesquisa: Educação e Comunicação; Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF (2014); Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - UNIT (2013). Atualmente desenvolve pesquisa acerca das potencialidades da transmidiação narrativa para o processo de aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores presencial e a distância online (TICFORPROD/UFAL/CNPq).

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

Como Citar

Lima, D. de J., & Mercado, L. P. L. (2022). GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 51–63. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63

Referências

BARBERO, Jesús M. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

CAUNE, Jean. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. São Paulo: Edunesp, 2014.

FECHINE, Yvana. Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente (Eds.). Narrativas transmedia: entre teorias y prácticas. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2012, p. 69-84.

JENKINS, Henry. From new media literacies to new media expertise. In: FRASIER, P.; WARDLE, J. (Ed.). Current perspective in media education. Nova York: Palgrave Macmillan UK, 2013. p. 110-127.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MONTANARO, Paulo R. A cultura da convergência e a narrativa transmídia na educação a distância. In: MILL, Daniel; REALI, Aline (Orgs.). Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: Edufscar, 2016. p. 19-35.