AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19

Autores/as

  • André Luiz Alves Graduado em Publicidade e Propaganda – UNIT. Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria – UNIASSELVI e em Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias – UNIT. Pós-Graduando em Educação Especial Inclusiva – UNIASSELVI e MBA em Marketing – UNIT. E-mail: anndrealves@hotmail.com
  • Maria do Socorro Pereira Almeida Graduada em Letras – FAFIRE. Especialista em Literatura Brasileira – UFPE. Mestrado em Literatura e Interculturalidade – UEPB. Doutoranda em Literatura e Cultura – UFPB. E-mail: socorroliteratura@hotmail.com

Palabras clave:

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Interações

Publicado

2013-04-30

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Artigos

Resumen

Tendo como enfoque a ideia de que o computador – conectado à Internet, mudou o modo de ensinar e aprender; este artigo propõe refletir sobre as interações entre aprendentes do sistema de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (SC), no Polo Paulo Afonso-Ba, através das “Trilhas de Aprendizagem” do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no processo de ensino-aprendizagem. Considerando a necessidade de se investigar a construção do conhecimento nestes espaços virtuais, a pesquisa tem abordagens teórico-metodológicas de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionários semi-estruturados contendo questões objetivas e subjetivas e os resultados obtidos apontam o nível de interação do alunado junto aos recursos e as ferramentas pedagógicas e tecnológicas do AVA. Busca-se embasamento bibliográfico através de estudiosos da educação em geral e de especialistas em EAD. Assim, pesquisaram-se vários artigos, dissertações, livros, revistas e teses para que pudéssemos aprofundar nosso conhecimento e dar melhor qualidade ao estudo.

 

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Pereira Almeida, Graduada em Letras – FAFIRE. Especialista em Literatura Brasileira – UFPE. Mestrado em Literatura e Interculturalidade – UEPB. Doutoranda em Literatura e Cultura – UFPB. E-mail: socorroliteratura@hotmail.com

Cómo citar

Alves, A. L., & Almeida, M. do S. P. (2013). AVA UNIASSELVI: um olhar sobre o nível de interação do alunado junto às trilhas de aprendizagem. Interfaces Científicas - Educação, 1(3), 9–19. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n3p9-19

Citas

CIEGLINSKI, Amanda. Alunos entendem mais de computador e internet do que professores. 2011. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-08-09/alunos-entendem-mais-de-computador-e-internet-do-que-professores-mostra-pesquisa>. Acesso em: 25 jun. 12 às 10:58.

GONZALES, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. 1 ed. São Paulo: Editora Avercamp, 2005.

HOLANDA, Juliana. Como será a educação a distância nos próximos anos. Ensino Superior, São Paulo: ano 10, n. 125, p. 22-25, fev. 2009.

KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, lei n° 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: A educação a distância hoje. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. 1 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes

on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

In: PEREIRA, Alice T. Cybis. (orgs). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2007.

SANCHEZ, Fábio. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4 ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

TAFNER, Elisabeth Penzlien; TOMELIN, Janes Fidélis; SIEGEL, Norberto. Educação a distância e métodos de autoaprendizado. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.