ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777

Autores

  • Ana Cristina Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Luis Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará – UFC

Palavras-chave:

Espaço. Didática. Prática Pedagógica. Professor do Ensino Superior.

Publicado

2020-12-17

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Artigos

Resumo

Este artigo objetiva compreender que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior. Com suporte em debates sobre a formação didática para o exercício da docência universitária, incluindo os ditames da legislação educacional e do que se tem produzido no âmbito acadêmico acerca da formação dos professores do ensino superior, surgiu uma indagação por demais desconsiderada na pesquisa em educação: Que espaços a Didática ocupa na prática pedagógica de professores do ensino superior? Entre os autores que contribuem para fundamentar a pesquisa, destaca-se: Almeida (2012); D’Ávila e Veiga (2012); Franco e Pimenta (2010); Libâneo e Alves (2012); e Therrien (2012). O estudo, realizado no 2º semestre de 2014, adotou o método histórico-dialético ancorado em abordagem qualitativa e exploratória delineada no campo da memória. O uso de cartas por correio eletrônico foi o procedimento de coleta de dados adotado. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores do ensino superior, escolhidos de modo aleatório. Os resultados evidenciam que a Didática fundamenta a prática pedagógica, de modo crítico e reflexivo, subsidiando a constituição e o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem, sendo um campo de conhecimento relevante para a análise e realização dos três momentos da ação didática: planejamento, metodologias de ensino e avaliação. Embora a Didática assuma papel de destaque no âmbito da formação e da prática do docente universitário, o ‘saber ensinar’ como campo científico e profissional ainda necessita ocupar mais espaço no trabalho pedagógico universitário.

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Vinculada ao Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH (Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UECE). Vinculada ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE/UECE.

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela UECE. Mestre em Educação pela UFC.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ph.D. Educação – Universitat de Valencia – Espanha. Professor Visitante e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE).

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará – UFC

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC, Faculdade de Educação. Doutor em Sociologia pela UFC. Pós-Doutorado pela École des Hautes Études Sciences Sociales – EHESS de Paris, 2013-2014.

Como Citar

Moraes, A. C., Castro, F. M. F. M., Therrien, J., & Ribeiro, L. T. F. (2020). ESPAÇOS DA DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 762–777. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p762-777

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