FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124

Autores/as

  • Silvar Ferreira Ribeiro Pós-Doutorando na “The Open University - UK (2016-17). Doutor em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBA. Pesquisador do Comitê Científico da Rede Internacional CoLearn. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do grupo de pesquisa Gestão, Educação & Tecnologias para a Inclusão Social GE&Tis – UNEB e membro do grupo de pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos - GEDH – UNEB.
  • Sonia Maria da Conceicao Pinto Pós-Doutoranda na The Open University - UK (2016/17). Doutora em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBI. Pesquisadora do Comitê Científico da Rede Internacional CoLearn. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Vice-líder do grupo de pesquisa Gestão, Educação & Tecnologias para a Inclusão Social – GE&Tis - UNEB e membro do grupo de pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos – GEDH.
  • Alexandra Lilavati Pereira Okada Pós-Doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK, é pesquisadora em Avaliação (e-assessment) no centro de Pesquisa de Inovação no Ensino e Aprendizagem da OU-UK e professora visitante da Universidade Aberta Portugal e Brasil. É a coordenadora da rede internacional ENGAGE (engagingscience.eu) na área de Pesquisa e Inovação Responsáveis e também líder da rede internacional CoLearn.

Palabras clave:

Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.

Publicado

2017-10-14

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Número

Sección

Dossiê

Resumen

Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.

Cómo citar

Ribeiro, S. F., Pinto, S. M. da C., & Okada, A. L. P. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 107–124. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124