FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124Palavras-chave:
Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.Publicado
2017-10-14
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Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.Como Citar
Ribeiro, S. F., Pinto, S. M. da C., & Okada, A. L. P. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 107–124. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124