ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DOCENTE: metodologias e grade curricular de cursos de Pedagogia no Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p107–118

Autores

  • Diego Geovan dos Reis UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO
  • Poliana Fabíula Cardozo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO
  • Viviane Cristina Princival UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Publicado

2018-03-02

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente estudo versa acerca da formação docente para o ensino de arte. De um modo específico, desenvolve-se aqui uma reflexão a partir de pesquisa online na grade curricular de cursos de graduação em Pedagogia de dez universidades paranaenses com o intuito de localizar o ensino de arte nas metodologias de ensino na formação do professor pedagogo, que comumente atua com o ensino de arte nos anos iniciais da educação básica. Realiza-se igualmente nesta pesquisa, uma revisão bibliográfica ao que concerne ao ensino de arte, bem como ao amparo legislativo para a arte na educação básica, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, e suas respectivas alterações em relação a este conteúdo. Embora garantido por lei, o ensino de arte ainda perpassa outros desafios como o da própria formação docente, uma vez que há escassez em professores egressos do curso de Arte nas séries iniciais da educação básica e é o professor pedagogo que atua no desenvolvimento desta disciplina. Visando entender qual vêm a ser o tratamento dado pelos cursos de graduação em Pedagogia no estado do Paraná para o ensino de Arte nas metodologias de ensino de suas grades curriculares, firma-se, portanto, a presente reflexão. Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Arte. Metodologia de ensino.

Biografia do Autor

Diego Geovan dos Reis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Graduado em Turismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Email: diego.gdosreis@gmail.com. Departamento de Turismo – Unicentro. Telefone: 42 3621-1000. BR 153 km 7 Riozinho. Irati-PR, Brasil. 84500-000.

Poliana Fabíula Cardozo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Professora adjunto do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Graduada em Turismo pela UNIOESTE. Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Email: polianacardozo@yahoo.com.br. Departamento de Turismo – Unicentro. Telefone: 42 3621-1000. BR 153 km 7 Riozinho. Irati-PR, Brasil. 84500-000.

Viviane Cristina Princival, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO - OESTE - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Graduada em Arte Educação pela UNICENTRO. Mestre em Educação pela UNICENTRO. Email: vivi_princivall@hotmail.com Departamento de Arte - Unicentro. Telefone: 42 3621-1308. Rua Salvatore Renna, 875 - Santa Cruz, Guarapuava - PR, 85015-430.

Como Citar

dos Reis, D. G., Cardozo, P. F., & Princival, V. C. (2018). ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DOCENTE: metodologias e grade curricular de cursos de Pedagogia no Paraná. Interfaces Científicas - Educação, 6(2), 107–118. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p107–118