O “CORPO” COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DA USP (2004-2012)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p79–96

Autores/as

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Renato Izidoro da Silva Unversidade Federal de Sergipe - UFS
  • Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus Jacobina.
  • Monara Santos Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Theodoro Filho Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palabras clave:

Bibliometria, Corpo, Periódico, Educação Física, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da USP.

Publicado

2018-03-02

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Resumen

Este artigo objetivou realizar um levantamento da produção do conhecimento da temática “corpo” na Revista Brasileira de Educação Física e Esportes da USP, no período de 2004-2012. O texto é fragmento de uma pesquisa mais ampla realizada em parceria com três Universidades Federais do Brasil (Sergipe – UFS, Espírito Santo – UFES e Santa Catarina – UFSC), que pretendeu mapear e avaliar a produção do conhecimento veiculado nas/pelas principais revistas da área: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE); Revista Brasileira de Educação Física e Esporte da USP (RBEFE); Revista Motrivivência (UFSC); Revista Motriz (UNESP), Revista Ciência e Movimento, Revista Pensar a Prática (UFG); Revista Motus Corporis, Revista Movimento (UFRGS) e Revista da Educação Física da UEM. O estudo é do tipo bibliométrico com abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo. Os termos de busca foram: “corpo”, “corporeidade”, “corporal” e “corporalidade”, todos aplicados segundo os filtros “título” e “resumo”. Como resultados foram encontrados noventa trabalhos a partir dos quais foram construídas escalas de medidas para enquadrar o quantitativo das produções científicas. Os trabalhos analisados foram agrupados em cinco categorias: “fundamentos e propostas pedagógicas”, “Educação Física e epistemologia”, “corpo, sexualidade e gênero”, “corpo e estética”, e “motivação e exercício”.

Biografía del autor/a

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós doutorando em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Departamento em Educação Física da UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política"

Renato Izidoro da Silva, Unversidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Departamento em Educação Física da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa "Corpo e política"

Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus Jacobina.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professora substituta da Universidade Estadual da Bahia campus Jacobina - UNEB. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política"

Monara Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política"

José Theodoro Filho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política"

Cómo citar

Zoboli, F., da Silva, R. I., Terra Nova, J. V. da S., Silva, M. S., & Theodoro Filho, J. (2018). O “CORPO” COMO TEMA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES DA USP (2004-2012). Interfaces Científicas - Educação, 6(2), 79–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p79–96

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