“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112

Autores/as

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Braz Batista Vas Universidade Federal do Tocantins
  • Stela Conceição Bertholo Piconez Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Instagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura.

Publicado

2020-04-02

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Resumen

Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas de uma experiência pedagógica, pautada na metodologia de pesquisa-formação, com o aplicativo e mídia social Instagram. A partir da produção de narrativas digitais, os acadêmicos de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território, alcançaram três objetivos: compreender a importância dos letramentos digital, informacional e midiático; explorar o Instagram como autoexpressão acadêmica e estimular o compartilhamento dessas suas experiências, desafios e descobertas sobre o uso pedagógico do aplicativo. Os resultados apontaram para a relevância do processo de metacognição sobre o uso pedagógico cooperativo do Instagram vivenciada pelos acadêmicos. A conclusão da pesquisa evidenciou que a interação se efetiva a partir de trocas comunicativas significativas, a partir de um olhar que acolha a realidade e, ao mesmo tempo, a questione, propondo caminhos diversos de como integrar as tecnologias na educação, em diferentes níveis de ensino.

Cómo citar

Nakashima, R. H. R., Vas, B. B., & Piconez, S. C. B. (2020). “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 99–112. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112

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