“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112Palabras clave:
Instagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura.Publicado
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Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas de uma experiência pedagógica, pautada na metodologia de pesquisa-formação, com o aplicativo e mídia social Instagram. A partir da produção de narrativas digitais, os acadêmicos de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território, alcançaram três objetivos: compreender a importância dos letramentos digital, informacional e midiático; explorar o Instagram como autoexpressão acadêmica e estimular o compartilhamento dessas suas experiências, desafios e descobertas sobre o uso pedagógico do aplicativo. Os resultados apontaram para a relevância do processo de metacognição sobre o uso pedagógico cooperativo do Instagram vivenciada pelos acadêmicos. A conclusão da pesquisa evidenciou que a interação se efetiva a partir de trocas comunicativas significativas, a partir de um olhar que acolha a realidade e, ao mesmo tempo, a questione, propondo caminhos diversos de como integrar as tecnologias na educação, em diferentes níveis de ensino.Cómo citar
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