REDES EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO-REGULAÇÃO E/OU EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p41-52Publicado
2017-02-22
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Este artigo discute as redes como contextos de aprendizagem que refletem na construção tanto do conhecimento- regulação como do conhecimento-emancipação. Dependendo da concepção, da recepção e da utilização, tanto pode servir para subordinar o conhecimento a uma perspectiva hegemônica, racionalista e linear como pode valorizar a diversidade dos saberes e linguagens em direção a solidariedade e a humanização. A análise se pauta na metodologia de estudo bibliográfico fundamentado em autores, como Adorno (1995) para discutir a semiformação, Boaventura de Sousa Santos (2000, 2004), conhecimento-regulação e conhecimento-emancipação e Castells (2000, 2004, 2009), as redes como fluxo de comunicação, dentre outros. Os resultados apontam que se os contextos de aprendizagem com redes forem identificados e refletidos contribuem para uma vivência significativa com estas e com a informação por elas articulada, ao atribuir sentido ao que se lê, quando se identifica o quê, o como e o para quê da informação; funciona como guia para elucidar o conhecimento-regulação e suscitar o conhecimento-emancipação.Cómo citar
Linhares, M. C. da S. (2017). REDES EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO-REGULAÇÃO E/OU EMANCIPAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 41–52. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p41-52