APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40

Autores/as

  • Valéria Aparecida Bari
  • Shirley dos Santos Ferreira

Palabras clave:

Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.

Publicado

2017-02-22

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Artigos

Resumen

Discute como a prática educomunicativa favorece a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.

Cómo citar

Bari, V. A., & Ferreira, S. dos S. (2017). APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 29–40. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40