A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: PENSAR E FAZER CIÊNCIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96

Autores/as

  • Priscilla Bibiano de Oliveira Mendonça UFLA - Universidade Federal de Lavras

Publicado

2017-07-05

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Resumen

Este artigo visa promover reflexão acerca das pesquisas em educação como processos de produção de conhecimento, trazendo pontos acerca do pensar e do fazer Ciência. Para alcançar o objetivo foi realizada revisão bibliográfica sobre o assunto. Traz o equívoco atual quanto ao desenvolvimento de pesquisas, tidas erroneamente como investigação e coleta de dados e evidencia abordagens relacionadas à pesquisa em educação. No que tange ao pensar a Ciência fala da necessidade da curiosidade epistemológica, do conhecimento e seus tipos e as finalidades da pesquisa; sobre o fazer Ciência trata dos pressupostos, métodos e técnicas de pesquisa, mostrando suas diferentes classificações quanto à natureza, objetivos, abordagens e procedimentos – bem como apontando algumas técnicas de coleta de dados utilizadas em pesquisas educacionais.

Cómo citar

Mendonça, P. B. de O. (2017). A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: PENSAR E FAZER CIÊNCIA. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 87–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p87-96

Citas

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