INGLÊS: A LÍNGUA DA INTERNACIONALIZAÇÃO
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p23-32Publicado
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A internacionalização é uma das metas em todos os
setores das instituições de ensino superior do Brasil,
seja na graduação ou nos programas de pós-graduação,
haja vista a crescente oferta e a procura
por exames de proficiência, como o Test of English
as a Foreign Language (TOEFL), e os exames de proficiência
na pós-graduação. A análise de uma série
de dados empíricos de 1998, ano em que começa
a ser aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), até 2013, mostra o relevo da língua estrangeira
moderna e a escolha dos alunos, pontuando
a seguinte avaliação: a de motivação e relevância
atribuída à língua. A reflexão e a discussão propostas
acerca da (não) relevância do ensino de inglês
apresentam, portanto, uma situação dissonante,
qual seja, para a graduação e pós-graduação, no
Brasil, a Língua Inglesa ocupa um espaço de prestígio
e hegemonia. Contudo, na educação básica, por
evidência da escolha dos discentes acerca da língua
estrangeira na prova do ENEM, vemos a emergência
do espanhol. Objetivamos, pois, analisar qual o papel
do inglês e que motivações levam um aluno a
escolhê-lo (ou não) em avaliações oficiais, em exames
para estudos em nível de pós-graduação e na
escolha do país/língua no Programa Ciência sem
Fronteiras. Em suma, relevar a importância do ensino
de inglês desde as séries iniciais possibilita a
abertura de espaços para debates e ações articuladas
que levem ao estabelecimento de uma política
linguística explícita e traduzida às especificidades
de uma dada comunidade.