DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104

Autores

  • Lindamar Alves Faermann UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP
  • Vanessa Ferraz Rufato UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Crianças e Adolescentes, Processos Educativos.

Publicado

2016-06-05

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Artigos

Resumo

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa realizada com professores que trabalham em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Pindamonhangaba-SP. A pesquisa em tela objetivou conhecer, sob a ótica dos profissionais entrevistados, os motivos que levam crianças e adolescentes a apresentarem dificuldades de aprendizagem. Embora seus depoimentos apontem para questões ligadas, sobretudo, a conflitos familiares e à falta de comprometimento dos pais, estudos revelam que as dificuldades de aprendizagem são multicausais, ou seja, envolvem uma série de fatores vinculados a aspectos biológicos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais. O desconhecimento ou omissão dessa problemática por parte dos profissionais tem contribuído para gerar estigmas no contexto escolar, perpetuando práticas discriminatórias e diagnósticos equivocados. Contígua a essa situação, os depoimentos dos profissionais foram reveladores da precariedade no âmbito escolar de recursos materiais, físicos e humanos para lidarem com os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem. 

Biografia do Autor

Lindamar Alves Faermann, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP

 Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade de Taubaté. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU e o Projeto de Extensão Escritório de Aplicação em Serviço Social. 

Como Citar

Faermann, L. A., & Rufato, V. F. (2016). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 91–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104

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