DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104Palavras-chave:
Dificuldades de Aprendizagem, Crianças e Adolescentes, Processos Educativos.Publicado
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Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa realizada com professores que trabalham em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Pindamonhangaba-SP. A pesquisa em tela objetivou conhecer, sob a ótica dos profissionais entrevistados, os motivos que levam crianças e adolescentes a apresentarem dificuldades de aprendizagem. Embora seus depoimentos apontem para questões ligadas, sobretudo, a conflitos familiares e à falta de comprometimento dos pais, estudos revelam que as dificuldades de aprendizagem são multicausais, ou seja, envolvem uma série de fatores vinculados a aspectos biológicos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais. O desconhecimento ou omissão dessa problemática por parte dos profissionais tem contribuído para gerar estigmas no contexto escolar, perpetuando práticas discriminatórias e diagnósticos equivocados. Contígua a essa situação, os depoimentos dos profissionais foram reveladores da precariedade no âmbito escolar de recursos materiais, físicos e humanos para lidarem com os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem.
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