Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168

Autores/as

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes
  • Bettina Steren dos Santos
  • Josevânia Teixeira Guedes

Palabras clave:

Formação inicial, Prática reflexiva, Processos motivacionais

Publicado

2014-07-15

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Artigos

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.

Biografía del autor/a

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Cómo citar

Nascimento, M. B. da C., Santos, B. S. dos, & Guedes, J. T. (2014). Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 159–168. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168

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