PROTAGONISTA DA MUDANÇA NA INFÂNCIA: OS FUNDOS COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO COEDUCATIVA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p44-59

Autores

  • Ana Hernández Gándara Universidad de Salamanca
  • Pedro Campuzano Cuadrado Medicos del Mundo
  • María Díez López M´edicos del Mundo

Publicado

2025-05-07

Downloads

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O pátio da escola é um espaço onde as atividades, os papéis e as dinâmicas reproduzem estereótipos e mandatos de gênero presentes na sociedade. A pesquisa demonstra que o uso da ferramenta de mapeamento permite detectar a desigualdade de gênero nos pátios das escolas, contribuindo para a criação de propostas participativas junto às crianças, com o objetivo de eliminar ou minimizar seu impacto. É realizada uma pesquisa-ação participativa em dois centros rurais de educação primária, baseada em duas questões provocadoras: como poderia ser o pátio de nossa escola para que meninas e meninos tenham o mesmo espaço para brincar? e como podemos incentivar o uso compartilhado de espaços, atividades e materiais? O estudo realizado busca observar e, portanto, comprovar quais são as diferenças na ocupação do espaço no pátio escolar, bem como as possibilidades de mudança desse uso por meio da agência dos estudantes. Os resultados evidenciam a transformação no pensamento (e comportamento) dos estudantes em direção a um propósito futuro de criação de espaços igualitários e coeducativos.

Como Citar

Hernández Gándara, A., Campuzano Cuadrado, P., & Díez López, M. (2025). PROTAGONISTA DA MUDANÇA NA INFÂNCIA: OS FUNDOS COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO COEDUCATIVA. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 44–59. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p44-59