UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626

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2020-12-17

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Resumo

Este artigo apresenta um desenho metodológico para ser aplicado em aulas remotas tomando como base boas práticas pedagógicas oriundas da Educação a Distância, Aprendizado Colaborativo e Metodologias Ativas. A proposta é aplicada em quatro turmas de Interação Humano-Computador (IHC), de dois cursos da área de tecnologia da informação em uma universidade do nordeste do Brasil. Para avaliar a experiência dos alunos com as práticas pedagógicas aplicadas durante as aulas, foi utilizada uma técnica proveniente da área de Experiência do Usuários (User eXperience – UX). O legado do estudo pode contribuir para que professores de diferentes áreas possam melhorar a experiência dos alunos em aulas remotas durante e pós pandemia do Covid-19.

Biografia do Autor

Artur Henrique Kronbauer, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciência da Computação, na área de Interação Humano-Computador pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2013), mestre em Informática, na área de Redes de Computadores pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 1998) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ - 1993). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Adjunto da Universidade Salvador (UNIFACS). Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGCOMP - UNIFACS) e do corpo docente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC - UNEB). Suas áreas de interesse são: Interação Humano-Computador, Usabilidade para Dispositivos Móveis, Avaliação da Experiência do Usuário (User eXperience - UX), Interações Naturais, Computação Ubíqua e Pervasiva, Ambientes Inteligentes, Educação e Novas Tecnologias.

Como Citar

Kronbauer, A. H. (2020). UM DESENHO METODOLÓGICO PARA ENGAJAR E MOTIVAR OS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DO COVID-19. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 611–626. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626

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