A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p107-118

Authors

  • Flávia Pierrotti de Castro Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
  • Marcos César Rodrigues de Miranda Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
  • Rosebelly Nunes Marques Professora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP

Keywords:

Educação Básica. Formação Integral. Competências Cognitivas e Socioemocionais.

Published

2020-05-08

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Abstract

O objetivo deste artigo foi identificar quais competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) asseguram a construção do conhecimento científico de forma contextualizada. Seu percurso metodológico se deu por meio da Análise textual dividida em três etapas: leitura e reflexão do marco legal da BNCC; análise das dez competências gerais e interpretação das mesmas para construção de seus significados. Foram identificadas seis competências gerais que apresentam a construção do conhecimento científico de forma dinâmica, contextualizada e histórica, visando a formação integral e humana dos discentes brasileiros.

Author Biographies

Flávia Pierrotti de Castro, Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Doutoranda em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Marcos César Rodrigues de Miranda, Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Mestre em Ensino em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Rosebelly Nunes Marques, Professora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, Universidade de São Paulo – ESALQ/USP

Doutora em Educação Escolar Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e em Química pelo Instituto de Química de Araraquara – Unesp

How to Cite

de Castro, F. P., Miranda, M. C. R. de, & Marques, R. N. (2020). A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 107–118. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p107-118

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