EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511

Authors

Keywords:

Educação Integral. Escolarização de Tempo Integral. Professor de Tempo Integral.

Published

2020-09-06

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Abstract

O artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tratou-se nesse trabalho do histórico da concepção de Educação Integral no Brasil e o Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Partindo da problemática de como os professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral, percebem a Educação Integral?, traçou-se como objetivo analisar as percepções dos docentes regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. A pesquisa utilizou como método de coleta para construção do material empírico a “Entrevista Narrativa” e para a análise dos dados a “Técnica de elaboração e análise de unidades de significado” para interpretação dos dados. O trabalho foi desenvolvido com 17 professores da rede municipal de ensino. Identificou-se diferentes concepções de Educação Integral nas respostas dos docentes: ampliação da jornada escolar, e ainda, notou-se a construção de uma identidade municipal para a política de Educação Integral.

Author Biographies

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

specialista em Educação e escola em tempo integral: desafios e perspectivas pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Servidor público, com vínculo efetivo, na Prefeitura Municipal de Uberaba/Secretaria Municipal de Educação.

Diego Gerônimo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor do Ensino Fundamental I, Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, Mestre em Educação, Uberaba, Minas Gerais, Brasil, (34) 99227-0319

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor do Magistério Superior, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Doutor em Educação, (34) 99171-6700

Regina Maria Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora do Magistério Superior, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Doutora em Educação, (34) 99129-1748

How to Cite

Resende Ribeiro, D. de C., Silva, D. G., Moreira, W. W., & Simões, R. M. R. (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 497–511. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511

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