A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440

Autores

  • RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Alberto Filho Coelho Amorim Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Palavras-chave:

BNCC. Educação do/no Campo. Terra. Camponês. Ciclo Agrícola

Publicado

2020-08-19

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Artigos

Resumo

No presente trabalho, teve como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular supostamente aprovada no Brasil para o Ensino Fundamental, em 2017, e Ensino Médio, em 2018, na contramão da educação do/no campo. Assim, tem como objetivo compreender a Base Nacional Comum Curricular como uma reforma de Ensino Médio que entra na contramão da educação no/do campo no que se refere a realidade vivenciada pelos camponeses, condição fundamental para sua existência. A referida pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores da escola Estadual Malaquias Mendes da Silva, localizada no Distrito de Rajada – Petrolina-PE, pautando-se na análise quantitativa/qualitativa dos dados coletados. Com os resultados, ficou perceptível que uma Base Nacional Comum, sendo a mesma criada para guiar o ensino em todo o país, as oportunidades de aprendizagem, como propagandeadas nos meios de comunicação, não serão as mesmas, uma vez que o campo tem especificidades que os diferenciam da cidade. Para os camponeses, a terra é o elemento que perpassa e dá unidade as relações sociais e a escola não pode perder de vista essa dimensão.

Biografia do Autor

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Professora Ajunta da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina. Coordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA na mesma Instituição.

Alberto Filho Coelho Amorim, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da UPE/Petrolina

Como Citar

DIAS DE SOUSA, R. A., & Amorim, A. F. C. (2020). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 424–440. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p424-440

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