PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26

Authors

Keywords:

Pedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática.

Published

2020-08-19

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

O objetivo do artigo é demarcar o significado conceitual para a expressão Pedagogia Integradora, assumindo-a como um mote para problematizar a ampliação dos tempos e espaços formativos em experiências de Educação Integral que articulam aspectos escolares e não escolares. Buscamos identificar que a Educação Integral demanda a construção de uma Pedagogia Integradora orientada por proposições didático-curriculares que visem superar antagonismos entre saberes e modos de ação surgidos da dicotomização entre o aprender na escola e fora dela. As assertivas teóricas se aliam à análise de dados de uma pesquisa de Educação Comparada Intranacional para explorar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo em quatro escolas no Rio Grande do Sul. O texto aponta que as agendas escolares de Educação Integral são materializadas por novos arranjos de formação que, mesmo tendo se ampliado em termos de pluralização de experiências, enfrentam desafios para romper a dicotomia que existe entre o aprender em sala de aula, que se delineia em torno de conteúdos fortemente disciplinarizados, e o que se aprende fora dela, por meio de outras dinâmicas institucionais. Na construção de uma Pedagogia Integradora, as escolas se veem diante da possibilidade de investir em mediações didáticas que dinamizem a relação dos sujeitos com os saberes e experiências formativas, visando abranger dimensões do desenvolvimento individual e coletivo que atendam ao princípio da integralidade.

Author Biographies

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES/UFPB). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Não Escolar (Feevale).

Dinorá Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Líder do Grupo de pesquisa de Estudos e Pesquisas em Educação Não Escolar (Feevale). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES/UFPB). Produtividade em Pesquisa – CNPq.

How to Cite

Rolim de Lima Severo, J. L., & Zucchetti, D. T. (2020). PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 9–26. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26

References

ALVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Entender la didáctica, entender el curriculum. Madrid: Miño y Dávila, 2001.

BONAFÉ, Jaume. Na escola, o futuro já não é o passado, ou é. Novos currículos, novos materiais. In: ZABALA, Antoni et al. Didática geral. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 149-164.

BRASIL, Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras previdências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de junho de 2014. Seção 1 (ed. Extra), p. 1.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 09/09/2019

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 09/09/2019.

BRASIL. MEC. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, SECAD, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf Acesso em: 09/09/2019.

BRIGHOUSE, Tim; WOODS, David. Ensino e aprendizagem. In: ZABALA, Antoni et al. Didática geral. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 165-192.

CAMARGO, Rosa Maria Bortolotti; SARTURI, Rosane Carneiro; TREVISAN, Mônica de Souza. Educação Integral na região sul do Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 219-237, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br Acesso em: 09/09/2019.

CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

CAVALIERE, Ana Maria. Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-64. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2220 Acesso em: 09/09/2019.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez. 2002

FERREIRA, Gomes António. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2764 Acesso em: 09/09/2019.

______ . Os outros como condição de aprendizagem: desafio para uma abordagem sociodinâmica da Educação Comparada. Educação Unisinos. 18 (3). p. 220-227, setembro/dezembro. 2014. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.183.01 Acesso em: 09/09/2019.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00539.pdf Acesso em: 09/09/2019

GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Apr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em 09/09/2019.

LECLERC, Gesuína Fátima Elias; MOLL, Jaqueline. Educação integral em jornada diária ampliada: universalidade e obrigatoriedade? Em Aberto, Brasília, v. 25, n. 88, p. 17-49, jul./dez. 2012. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2583/2493 Acesso em: 09/09/2019.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MOLL, Jaqueline. Reiventar a escola dialogando com a comunidade e com a cidade: novos itinerários educativos. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano VI, n. 24, p. 58-61, jan. 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.