A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761Keywords:
Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógicaPublished
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Abstract
O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.How to Cite
References
ABADE, Flávia Lemos. Orientação Profissional no Brasil: Uma Revisão Histórica da Produção Científica. In: Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2005, 6 (1), pp. 15 – 24.
GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). A prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, n. 17, p. 153-176. 2001.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
PENTEADO, Wilma Millan Alves (Org.). Fundamentos de Orientação Educacional. São Paulo: EPU, 1976.