A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761

Authors

  • Joelma Costa Holanda dos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Fábio Santos de Andrade niversidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • José Lucas Pedreira Bueno niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Keywords:

Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica

Published

2020-12-17

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.

Author Biographies

Joelma Costa Holanda dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Orientadora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte de Porto Velho/RO.

Fábio Santos de Andrade, niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

José Lucas Pedreira Bueno, niversidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE), Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

How to Cite

Santos, J. C. H. dos, Andrade, F. S. de, & Bueno, J. L. P. (2020). A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 752–761. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761

References

ABADE, Flávia Lemos. Orientação Profissional no Brasil: Uma Revisão Histórica da Produção Científica. In: Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2005, 6 (1), pp. 15 – 24.

GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). A prática dos Orientadores Educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, n. 17, p. 153-176. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.

PENTEADO, Wilma Millan Alves (Org.). Fundamentos de Orientação Educacional. São Paulo: EPU, 1976.