EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230

Autores

  • FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA IFRN/Campus Mossoró. http://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Olívia Morais de Medeiros Neta UFRN, Centro de Educação

Palavras-chave:

Cibercultura. Memória. História da educação.

Publicado

2020-05-27

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Artigos

Resumo

Diante da popularização da informática, a cibercultura, ou seja, a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais, emerge como uma nova forma de guarda. Neste sentido, o artigo visa compreender o Portal da Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como um lugar de memória institucional. Para tanto, tomamos à analise elementos presentes no Portal, entendendo-os como fontes e os relacionamos com possíveis temas de estudo em história da educação profissional. História das instituições educativas, cultura escolar, currículo e organização escolar, arquitetura e cultura material escolar e sociabilidades constituíram-se como temas possíveis de investigação a partir do Portal da Memória do IFRN. Nesses termos, destacamos que as fontes presentes no Portal da Memória não falam per se, mas que essas trazem ao Portal a possibilidade de acesso às dimensões da história e da memória da educação institucional. Por isso, o Portal da Memória em sua dimensão da cibercultura é um portal à memória institucional do IFRN.

Biografia do Autor

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, IFRN/Campus Mossoró.

Possui graduação em História (UFPB) e doutorado em Educação (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró, e dos Programas de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede) e Ensino (UERN/IFRN/IFRN).

Olívia Morais de Medeiros Neta, UFRN, Centro de Educação

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Como Citar

SOUZA, F. D. C. S., & Medeiros Neta, O. M. de. (2020). EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 218–230. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230

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