TIPOS DE QUESTÕES PARA TESTES DE PROFICIÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p55-66

Authors

  • Diego Martins Pinto Guedes Universidade de São Paulo (USP), Bauru, SP, Brasil. Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.
  • Fabiola Coneglian Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Keywords:

Avaliação, Testes de proficiência, Tipos de questões,

Published

2019-04-17

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Abstract

O objetivo deste estudo se deu no aprofundamento dos conceitos teóricos e práticos sobre avaliações de proficiência, com vistas a identificar o que os testes de proficiência consideram como relevante na avaliação das habilidades comunicativas, no contexto de língua inglesa. O delineamento metodológico foi de cunho bibliográfico constituído em estudo do tipo estado da arte (PICHETH, 2007; ROMANOWSKI, 2006), também referido como revisão narrativa (ELIAS et al, 2012). Ao longo do trabalho, os variados conceitos de avaliação e características das habilidades comunicativas foram ponderados. Dentre os testes de proficiências – TOEFL (2015), TOEIC (2015), IELTS (2015), FCE (2015), CAE (2015) e CPE (2015) – foram investigados e identificados neles quais os tipos de questões mais recorrentes, destacando-se 15 tipos, os quais foram explanados no estudo.

Author Biographies

Diego Martins Pinto Guedes, Universidade de São Paulo (USP), Bauru, SP, Brasil. Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação pela USP/Bauru. Especialista em Ensino de Língua Estrangeiras com foco em Inglês pela USC. Bacharel em Tradução (Português/Inglês) pela USC.

Fabiola Coneglian, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

Especializando-se em Psicopedagogia pela USC. Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pelo instituto IMES.

How to Cite

Guedes, D. M. P., & Coneglian, F. (2019). TIPOS DE QUESTÕES PARA TESTES DE PROFICIÊNCIA DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUA INGLESA. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 55–66. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p55-66