E O VERBO RESSIGNIFICOU HISTÓRIAS: intervenção com meninas em cumprimento de medidas sócio-educativas.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p115-128

Autores

  • Edlamar Jesus França

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, pesquisa-intervenção, escuta de adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas, oficinas de histórias de vida.

Publicado

2016-06-05

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo discute uma experiência de intervenção com adolescentes de uma instituição de atendimento sócio-educativo, no estado da Bahia e se realizou através de Oficinas de Histórias de Vida, tendo como referencial teórico textos da interface entre a psicologia e a educação. Esta intervenção resultou na mudança do olhar das adolescentes em relação a si mesmas e aos outros, na ressignificação de suas histórias e na redução de agressões entre elas no alojamento, segundo relatos dos profissionais da instituição.

Biografia do Autor

Edlamar Jesus França

Psicóloga pela Faculdade Social (FSBA), especialista em Psicologia e Ação Social pela Faculdade São Bento da Bahia, técnica em Gestão de Projetos e Organizações Sociais pela Universidade Salvador (UNIFACS), mediadora de aprendizagem, docente em cursos de capacitação, educadora e consultora em projetos sociais.

Como Citar

França, E. J. (2016). E O VERBO RESSIGNIFICOU HISTÓRIAS: intervenção com meninas em cumprimento de medidas sócio-educativas. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 115–128. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p115-128

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