FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144

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Palavras-chave:

Formação docente, Instagram, Educação Inclusiva, Educação Especial

Publicado

2021-06-03

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Artigos

Resumo

O artigo se insere na discussão sobre o processo de formação inicial e continuada dos professores para atuarem em nossas escolas de acordo com os pressupostos da Educação Inclusiva. Apresentamos uma proposta que objetiva disseminar e multiplicar os conhecimentos voltados para as demandas de formação docente na atualidade por meio do projeto “Café Inclusivo: uma proposta de formação docente. A opção pelo caminho metodológico é da netnografia, que amplia os estudos na área da cibercultura, de forma a analisar o público que optou sobre o acesso aos conhecimentos relativos à temática da Educação Especial e Inclusiva, por meio de uma página da rede social Instagram intitulada @cafeinclusivo e o processo de formação docente instituído pelo projeto da referida página. Como resultados apresentamos que há uma grande procura não só por profissionais da área da Educação, mas familiares, estudantes, demais profissionais interessados pela área e sujeitos com deficiência e que esta plataforma pode ser uma ferramenta útil para a disseminação de informações, troca de experiências e autoformação.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ

Como Citar

Redig, A. G., & Mascaro, C. A. A. de C. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELO VIÉS DO INSTAGRAM. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 133–144. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p133-144

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