NEOLIBERALISMO, TERCEIRA VIA E O GERENCIALISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL: (DES)CAMINHOS DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p306-317

Autores

  • Tatiana Oliveira Couto Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Eduardo Fofonca Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Gerencialismo. Terceira Via. Políticas educacionais. Financiamento da educação.

Publicado

2021-09-01

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Artigos

Resumo

O estudo em questão discute a necessidade da educação escolar trabalhar em busca, além da formação profissional exigida pelo mundo do trabalho, de uma formação humana completa, omnilateral, que deve ser almejada para o estabelecimento de uma sociedade sem divisão de classes. Na sequência, o estudo apresenta as mudanças ocorridas na gestão pública desde a década de 90, a partir da adoção do modelo do Gerencialismo, como proposta de gestão escolar, baseado em um modelo empresarial de administração que pretende superar o modelo burocrático. Assim, analisa-se a situação política e econômica do Brasil no governo Temer, discutindo a influência do neoliberalismo de terceira via nas políticas públicas, em específico na política educacional. Desse modo, ressalta-se a ênfase na promoção de parcerias público-privadas na criação de instâncias de participação popular na gestão escolar. Propõe, por fim, uma reflexão sobre a importância da população brasileira apropriar-se dos espaços de participação democrática, lutando por maiores investimentos na educação pública, enquanto que os educadores precisam resistir as reformas governamentais que desvalorizam o magistério e tiram o foco de uma educação para a transformação social.

Biografia do Autor

Tatiana Oliveira Couto Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestra em Educação: Avaliação e Políticas da Educação Básica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Diretora de Pesquisa na Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Paraná (FPR).

Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Assis. É professor pesquisador permanente do Programa em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.

Como Citar

Silva, T. O. C., & Fofonca, E. (2021). NEOLIBERALISMO, TERCEIRA VIA E O GERENCIALISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL: (DES)CAMINHOS DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 306–317. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p306-317

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