POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305

Autores

  • Marilene Francieli Wilhelm UNIOESTE
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser UNIOESTE

Palavras-chave:

políticas públicas. inserção/afirmação. ensino superior. licenciaturas.

Publicado

2021-09-01

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Artigos

Resumo

As políticas de ingresso e afirmação situam-se no cerne do debate educacional e visam garantir oportunidades de acesso e permanência no ensino superior. Este artigo visa analisar as principais políticas públicas de inserção e afirmação no ensino superior brasileiro, em especial nas licenciaturas, os desafios relacionados à permanência dos discentes na Universidade, e a relação com a evasão acadêmica. O percurso metodológico que respalda a discussão alicerça-se a partir de pesquisa qualitativa e análise documental na área educacional. Como maneira de tratar as informações acerca do assunto, utiliza-se quadros para explicar as características, imprecisões e ações governamentais das políticas públicas de acesso e afirmação no ensino superior e nas licenciaturas. Como resultado ressalta-se o percurso de estruturação governamental para além da inserção no ensino superior, mas o alcance de uma educação firmada em princípios que possibilitam a construção da identidade oposta ao assistencialismo, à formação aligeirada, a fragilidade técnica, com o intuito de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais vigentes.

Biografia do Autor

Marilene Francieli Wilhelm, UNIOESTE

Pedagoga/Professora de Geografia da rede estadual de ensino, Pós graduada em Neuroaprendizagem e Tecnologia da Informação na educação, Mestre em Geografia pela UNIOESTE/ Francisco Beltrão/PR, Linha Educação e Ensino; Doutoranda em Geografia pela UNIOESTE/ Francisco Beltrão/PR, Linha Educação e Ensino.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, UNIOESTE

Doutora em Geografia, professora do Colegiado de Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon PR e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia - Mestrado/Doutorado no campus de Francisco Beltrão PR, ambos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e da Linha/Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO), cadastrado junto à UNIOESTE, número 34953/2011

Como Citar

Wilhelm, M. F., & Schlosser, M. T. S. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS E EVASÃO: ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, ÀS LICENCIATURAS. SIM! MAS, E DEPOIS?. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 292–305. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p292-305

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